Dúvidas Frequentes

O que faz a Chefia de Políticas de Segurança à Mulher?

  • Nós somos um setor da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas e nós temos como missão promover e articular junto aos órgãos de Segurança Pública de Alagoas políticas de segurança, prevenção e combate à violência contra a mulher alagoana.

Chefia de Políticas de Segurança à Mulher recebe denúncias?

  • Não, nós não recebemos. Para saber onde denunciar, vá no menu  DENUNCIE aqui em nosso site.

A Cartilha “Mulher Segura” presente no site, fala sobre o que?

  • Nesta cartilha nós falamos sobre como identificar os tipos de violências domésticas, sobre o que é feminicídio e o que pode ou não ser considerado estupro. Além disso, listamos os principais contatos da rede de atendimento à mulher com informações de onde denunciar, onde solicitar medidas protetivas, onde realizar exames de corpo delito e conjunção carnal, onde encontrar casa abrigo e assistência jurídica, psicológica e social gratuitas.

O Disque Denúncia recebe denúncias de violência contra a mulher?

  • Sim, recebe. Elas são encaminhadas para as Delegacias especializadas em defesa da Mulher de Maceió e Arapiraca, ou para as demais Delegacias dos Municípios. Porém, como no caso do 181 as denúncias são feitas em sigilo, sugerimos usar o portal da Delegacia Virtual da Polícia Civil em caso de ameaça e crimes contra a honra ou ir até a Delegacia mais próxima em caso de agressão e outras violências desta natureza.

As ligações para o 180 – Rede de Atendimento a Mulher – são recebidas por quem e encaminhadas para onde?

  • Essas ligações são recebidas pelo Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos e são encaminhadas para os núcleos da mulher nos municípios ou para as delegacias especializadas em defesa da mulher.

Posso denunciar um crime de agressão na Delegacia Virtual?

  • Não. Na delegacia virtual você pode denunciar crimes como violência psicológica ou moral, por exemplo, ameaças e crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação). Em casos de lesão corporal, utilização de arma de fogo, explosivos ou arrombamento, a vítima deve procurar uma Delegacia presencialmente.

Moro em um município que não tem Delegacia da Mulher, onde posso denunciar uma violência?

  • Pode denunciar em qualquer delegacia do seu município.

Onde posso solicitar medidas protetivas de urgência?

  • As medidas protetivas podem ser solicitadas no Juizado de Violência Contra a Mulher, na Defensoria Pública ou em qualquer delegacia, seja ela especializada em defesa da mulher, ou não.

Onde são realizados os exames de corpo de delito e conjunção carnal?

  • Os exames de corpo de delito são realizados no Instituto Médico Legal (IML) que possui unidades em Arapiraca e Maceió. Já os exames de conjunção carnal que sejam solicitados devido à violência sexual, são realizados no Hospital da Mulher, no núcleo da RAVVS (Rede de Atenção a Vítimas de Violência Sexual), localizado em Maceió.

Gostaria de entrar em contato com a comissão, como devo proceder?

  • Aqui em nosso site possuímos um menu “Fale Conosco”. Lá você poderá entrar em contato conosco via e-mail e saber onde estamos localizados. Além disso, você pode entrar em contato conosco através do direct do do Instagram Mulher Segura SSP/AL .

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Silverio Jorge, 533
Jaraguá, Maceió/ AL
57022-110

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL